ATIVIDADE
DE APRENDIZAGEM 2º semestre – 2016
TURMAS:
3º Ano Inovador 1 e 3º 07 - 11/11/16
TEMA: Feira das Guerras Mundiais
PROBLEMATIZAÇÃO: Relatar o período que se deu entre o
início da primeira guerra mundial até o final da segunda guerra mundial,
avaliando que foi um evento que teve proporções além dos campos de batalha.
Objetivos
Específicos: Compreender basicamente como os fatores: históricos,
filosóficos (ideologia), sociais, geográficos, biológicos, culturais,
financeiros, econômicos e científicos foram determinantes para este período da
história contemporânea.
AÇÕES E OPERAÇÕES:
1-) Dividir a turma em três grandes
grupos, para realizar as apresentações.
2-) Elaborar um roteiro criativo para
apresentar o conteúdo.
3-) Englobar:
a-) Contextualização histórica;
b-) Contextualização geográfica;
c-) Aspectos sociológicos e
filosóficos associados;
d-) Consequências dos eventos
históricos na sociedade;
e-) curiosidades;
f-) o que mais achar interessante.
4-) No dia da apresentação os alunos
deverão:
a-) Decorar a sala, procurando a
maneira mais criativa de ambientar o tema;
b-) Estar devidamente caracterizados,
de acordo com o tema;
c-) Apresentar o conteúdo, respeitando
o revezamento e os horários;
d-) Retirar a decoração, recolher o
lixo e organizar/ limpar a sala.
5-)
Critérios de avaliação:
a-)
Domínio do conteúdo;
b-)
Completude do conteúdo;
c-)
Decoração/ ambientação;
d-)
caracterização dos membros da equipe;
e-)criatividade;
f-)
limpeza e organização;
CONCEITOS
E CONTEÚDOS:
- Biologia:
3º Inovador 01 (doenças tipas da 1ª
Guerra Mudial); 3º Regular 07 (doenças típicas da 2ª Guerra Mundial.
· Geografia: Progresso
e recessão da economia, reconfiguração territorial dos países e inovações
tecnológicas.
·
Língua Portuguesa: Elaboração do Roteiro das
apresentações; orientação nas atividades propostas pelos professores.
· Filosofia: Razão iluminista, Modernidade, crise da
modernidade, Niilismo, Razão instrumental, Razão Comunicativa. Autores:
Friedrich Nietzsche, Jürguen Habermas.
·
Arte: Objetivo Geral: Apresentar a participação histórica de Paul Klee na 1ª Guerra
Mundial e como essa convocação para o exército ariano implicou na vida pessoal
e profissional do artista. As obras de Paul Klee. A influência de Kandisnsky na maneira de Klee se
expresar. Paul Klee e a
Bauhause.
· Química - Funções Orgânicas e Funções
Inorgânicas. Relação destas funções com as armas utilizadas nas guerras.
·
Sociologia: I Guerra Mundial (entrada e saída da
Rússia/Revolução Russa/Troski/Lênin); Entre Guerras (regimes
totalitários/fundação dos partidos Nazi-facistas/ideologia); II Guerra Mundial
(nazismo/fascismo/imperialismo x democracia).
TRABALHOS
DESENVOLVIDOS e SOCIALIZAÇÃO: Construção
de uma feira e visitação dos demais terceiros anos e vespertino.