sexta-feira, 30 de junho de 2017

Atenção 3º ano: Pró Universidade está com inscrições abertas.


 

Pró Universidade, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação – SED, lança o Edital de abertura de inscrições para o seu Processo Seletivo. As inscrições devem ser realizadas até o dia 04 de Agosto em nosso site https://prouniversidade.com.br
Desde 2003, o Pró Universidade, curso preparatório público que mais aprova no país, tem como objetivo proporcionar aos jovens da rede estadual de ensino o acesso a um ensino superior de qualidade.
Além de habilitar gratuitamente os alunos para os vestibulares mais concorridos do estado de Santa Catarina, como UFSC e UDESC, o Pró Universidade abrange outros vestibulares também importantes, como IFSC, UFFS e Acafe. Ademais, o Pró capacita seus alunos para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), porta de entrada para diversas universidades públicas e particulares do país.
A iniciativa é voltada para estudantes do terceiro ano do ensino médio da rede estadual de ensino que tenham disponibilidade para frequentar o curso de 2ª à 6ª feira, no respectivo horário de aula da unidade escolhida. As aulas têm duração de um semestre e contam com simulados, orientação vocacional e atividades interativas.
Processo Seletivo
Podem se inscrever estudantes que estão no último ano do ensino médio em escolas públicas estaduais de Santa Catarina. Não podem participar alunos do ensino médio da rede privada (mesmo que através de bolsa integral), alunos egressos, e candidatos matriculados em cursos preparatórios privados.
O processo seletivo é feito através de análise do histórico escolar do candidato. Para se inscrever, o estudante precisa acessar a página do curso preparatório -  www.prouniversidade.com.br - e seguir as instruções descritas no edital.
Em 2016, o Pró Universidade obteve a aprovação de mais de 1500 alunos em vestibulares, um índice de aprovação de 64%, recorde desde a sua criação. Metade dos aprovados ingressou na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). 
Fonte: https://prouniversidade.com.br/enemvestibulares/noticia/processo-seletivo-2017-inscries-abertas

sexta-feira, 23 de junho de 2017

Movimentos de Refugiados e Imigracionais no Século XXI.

Nos dias 02 e 14 de junho aconteceram duas palestras / mesa redonda com convidados Sra. Elaine do Museu Nacional da Imigração e Sra. Lizandra do Centro de Direitos Humanos. Na primeira oportunidade a Sra Elaine abordou questões referentes os escravos do séc. XIX   e as condições de trabalho dos imigrantes refugiados do séc. XXI pela Sra. Lizandra do Centro de Direitos Humanos de Joinville. Nesta primeira palestra participaram os alunos do 1º 01 e 02 do Ensino Médio Inovador.
No segundo momento, a palestra foi realizada com todas as turmas do EMI, com a presença da Sra. Helena Remina Riclin tradutora de alemão, especialista em decifração, transcrição e tradução de documentação produzida nos Séculos XVIII e XIX, inclusive Letra Gótica, que abordou como se deu a imigração do século XIX. Nesta palestra também houve a participação da Sra. Lizandra do Centro de Direitos Humanos de Joinville. Também participou da mesa os alunos Sofia Olmos Chaparro, colombiana, e o aluno Jean Jaime Lishiny Pierre, haitiano, que falaram sobre suas experiências como imigrante. Essas palestras são partes do projeto Movimentos de Refugiados e Imigracionais no Século XXI. Essas atividades contaram com  participação dos professores Marbi, Atilio, Suelen.

Parabéns aos professores envolvidos neste projeto interdisciplinar e aos alunos e palestrantes. Este projeto terá mais atividades que serão divulgadas no 2º semestre. 










Desafio da Matemática e Feira da Matemática

No dia 10 de junho aconteceu a fase escolar da Feira da Matemática com a apresentação dos projetos desenvolvidos pelas professoras Andréia, Juliana, Patrícia (matemática), Ana Cristina (biologia) e Jaqueline (Inglês). Esses trabalhos participaram da mostra competitiva para próxima fase que acontecerá  no segundo semestre.
Contamos com a participação dos estudantes da UFSC que montaram stands com projetos relacionados a área de cálculo. 
Todas as turmas participaram do 1º Desafio da Matemática, onde as turmas formaram equipes para o jogo de perguntas e respostas e das tarefas de gincana relacionada a matemática, realizaram também tarefas antecipadas e organizaram torcidas para suas equipes.
Foi um dia de muito conhecimento, socialização entre as turmas e agito das torcidas.
Parabéns a todos os envolvidos.