sexta-feira, 23 de junho de 2017

Movimentos de Refugiados e Imigracionais no Século XXI.

Nos dias 02 e 14 de junho aconteceram duas palestras / mesa redonda com convidados Sra. Elaine do Museu Nacional da Imigração e Sra. Lizandra do Centro de Direitos Humanos. Na primeira oportunidade a Sra Elaine abordou questões referentes os escravos do séc. XIX   e as condições de trabalho dos imigrantes refugiados do séc. XXI pela Sra. Lizandra do Centro de Direitos Humanos de Joinville. Nesta primeira palestra participaram os alunos do 1º 01 e 02 do Ensino Médio Inovador.
No segundo momento, a palestra foi realizada com todas as turmas do EMI, com a presença da Sra. Helena Remina Riclin tradutora de alemão, especialista em decifração, transcrição e tradução de documentação produzida nos Séculos XVIII e XIX, inclusive Letra Gótica, que abordou como se deu a imigração do século XIX. Nesta palestra também houve a participação da Sra. Lizandra do Centro de Direitos Humanos de Joinville. Também participou da mesa os alunos Sofia Olmos Chaparro, colombiana, e o aluno Jean Jaime Lishiny Pierre, haitiano, que falaram sobre suas experiências como imigrante. Essas palestras são partes do projeto Movimentos de Refugiados e Imigracionais no Século XXI. Essas atividades contaram com  participação dos professores Marbi, Atilio, Suelen.

Parabéns aos professores envolvidos neste projeto interdisciplinar e aos alunos e palestrantes. Este projeto terá mais atividades que serão divulgadas no 2º semestre.