domingo, 25 de fevereiro de 2018

Projeto Sabão




            Nessa semana o professor Rogério da Veiga, laboratorista do Laboratório multidiciplinar de física e química, fez o primeiro teste para fabricação de sabão líquido através de óleo de fritura trazidos pelos alunos da escola Governador Celso Ramos.
            Na ocasião  o professor fez um teste utilizando:
- 200 ml de óleo usado
- 200 ml de Etanol
- 25 g de soda caustica
- 2 L de água




                
                O sabão líquido foi encaminhado para a equipe de limpeza da escola fazer o teste na limpeza de banheiro e piso da escola. A idéia é aprimorar a formula com base em testes e fabricar sabão para limpeza da escola e até mesmo para doação aos alunos que contribuam com óleo e ingredientes utilizamos na produção do sabão.
                O professor tem a idéia de expandir o projeto e levar para feita de ciências, porém precisa de verba para investir em maquinário para produção em maior escala, pois o mesmo pensa em mecanizar para facilar na mistura dos ingredientes e no enchimento dos recipientes.
                Dessa forma além de estar fazendo um bem para natureza com reaproveitamento de óleo que polui as águas quando é feito descarte na pia, também esta fazendo com que a escola economize com compra de material para limpeza da escola.
                O projeto está ainda apenas em fase de teste e futuramente, dando certo, também se pensa em produção de sabão em pedra e de outros itens de limpeza como água sanitária, amaciante, detergente e outros.