quinta-feira, 27 de outubro de 2016

PROJETO Bullying: Uma violência silenciosa.

ATIVIDADE DE APRENDIZAGEM/2° SEMESTRE - 2016

TURMAS: 1º Ano Inovador 1; 1º Ano Inovador 2.
TEMA: Bullying: uma violência silenciosa.
PERÍODO: (02/08/2016 – 14/10/2016).


Durante o terceiro bimestre foi aplicado o projeto interdisciplinar Bullying: Uma violência silenciosa,  envolvendo as disciplinas de inglês, português e sociologia. Os alunos assistiram o filme:  Bang! Bang! Você morreu!, assistiram uma palestra com a jornalista e escritora Vanessa Becz, autora do livro " A menina distraída" e com a educadora, escritora e palestrante Ana Paula Peixer.
 A partir disso, foram feitas diversas atividades, uma delas foi a realização de vídeos pelos alunos do 1º ano 01 inovador. (abaixo)


PROBLEMATIZAÇÃO:
·         O que é violência e quais as formas de violência existentes?
·         Como identificar possíveis agressores e como proceder em casos de bullying?
·         Quais as consequências para aqueles que sofrem este tipo de violência?
·         O que podemos fazer enquanto cidadãos para acabar com esta prática abusiva?
OBJETIVO GERAL:
·         Promover discussões e atividades sobre diferentes formas de bullying a fim de que os alunos reconheçam esse fato como um problema, propondo e efetivando ações para combatê-lo.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·         Estimular debates quanto à pratica do Bullying, sobretudo as pessoas que fazem parte de grupos minoritários;
·         Propor situações para o desenvolvimento de valores e a constituição de atitudes a fim de que os alunos percebam a importância de reconhecer e respeitar as diferenças;
·         Apresentar a diferença entre a tolerância e aceitação;
·         Propiciar ao aluno a participação em debates geradores de reflexões, visando a autonomia de pensamento.
CONCEITOS E CONTEÚDOS:
Língua Portuguesa, Inglês e Sociologia: promover debates acerca dos assuntos relacionados ao bullying, de forma que os alunos sejam orientados a refletirem sobre esta prática e deixem de ser passivos quando presenciarem uma situação constrangedora que possa ferir ao próximo, baseando-se em teóricos que discutem o assunto e através de gêneros textuais diversos, além dos recursos midiáticos.
METODOLOGIA:
O projeto privilegiará a realização de atividades interdisciplinares, nas quais o professor irá mediar o processo ensino-aprendizagem, fornecendo aos alunos ferramentas e orientações por meios de diferentes métodos, tais como: roda de discussões (após terem assistindo o filme “Bang, Bang! Você morreu!”); debates através das leituras conduzidas pelos professores; criação de roteiro e dramatização de uma peça relacionada ao assunto; confecção e produção de vídeo.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA:
Os conceitos que fundamentam nossa discussão em sala de aula advêm, principalmente, dos textos que tratam da violência simbólica do sociólogo francês Pierre Bourdieu (1930 – 2002): A Reprodução de 1970 e O Poder simbólico de 1975.  A violência simbólica seria uma forma de impor algum conteúdo significativo a outrem – podendo ser expresso em palavras, gestos e ações – com o objetivo de subjugá-lo, diminui-lo como pessoa (BOURDIEU, 1989). Porém, entendendo o afirmado em um contexto mais amplo, não pretendemos em nossa atividade culpabilizar ou vitimizar os envolvidos em tais fenômenos, mas sim, problematizar as causas e, principalmente, os efeitos de tais circunstâncias. Nisso, estamos tratando de um tipo de violência entendida em quanto bullying. Cleo Fante (2005, p. 28 – 29),nos afirma que :
“[...] bullying é um conjunto de atitudes agressivas, intencionais e repetitivas que ocorrem sem motivação evidente, adotado por um ou mais alunos contra outro(s), causando dor, angustia e sofrimento. Insultos, intimidações, apelidos cruéis, gozações que magoam profundamente, acusações injustas, atuação de grupos que hostilizam, ridicularizam e infernizam a vida de outros alunos levando-os à exclusão, além de danos físicos, morais e materiais, são algumas das manifestações do “comportamento bullying”.

Tais atitudes, acima descritas, às vezes podem passar despercebidas aos nossos alhos em nosso contexto escolar. Ainda, é importante destacar que o bullying, segundo Martins (2005),pode ser inserido em três categorias distintas de análise:
  • Direto e Físico: Inclui bater ou ameaçar faze-lo; dar pontapés, roubar ou estragara objetos que pertençam aos colegas, extorquir dinheiro ou ameaçar faze-lo, forçar comportamentos sexuais ou ameaçar faze-lo, obrigar ou ameaçar os colegas a realizar tarefas servis contra a sua vontade;
  • Direto e Verbal: Engloba insultar, pôr alcunhas desagradáveis, fazer gozações, fazer comentários racistas, salientar qualquer característica ou deficiência de um colega de forma negativa;
  • Indireto: Refere-se a situações como excluir alguém sistematicamente do grupo de pares, ameaçar com frequência a perda da amizade ou a exclusão do grupo como forma de obter algo do outro  ou como retaliação de uma suposta ofensa previa, espalhar boatos sobre os atributos e/ou condutas de alguém com vista a destruir a sua reputação, em suma manipular a vida social dos pares.
          Neste sentido, embora haja três modos distintos a serem tratados, deixamos claro que nosso objetivo é o de problematizar, principalmente, aquele modo de violência que ocorre via situações simbólicas. Ou seja, em que o autor, munido de certos significados, linguísticos ou gestuais, utiliza-os para denegrir a pessoa de outrem. Isso será discutido com mais afinco na disciplina de Sociologia.
          Concluindo, entendemos que o bullying ao ser tratado como um fenômeno social e, por este mesmo motivo, podendo ser também amplamente problematizado em sala de aula, poderá se não eliminado plenamente, pelos menos reduzido tantos suas cousas quanto em seus efeitos. Acreditamos que com isso, podemos então contribuir para promover na escola/sociedade uma cultura da paz que só será alcançada com o respeito ao outro.
AVALIAÇÃO:
Os alunos serão avaliados pela sua participação através das pesquisas, debates, elaboração de trabalhos e apresentação final.
         
REFERÊNCIAS:

BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Memória e Sociedade, 1989.
BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. A Reprodução:Elementos para uma teoria do sistema de ensino.Petrópolis, RJ: Vozes, 2013a.
FANTE, Cleo. Fenômeno bullying: como prevenir a violência nas escolas e educar para a paz. 2ª ed. Campinas. Editora Versus; 2005
MARTINS, Maria José D. Agressão e vitimização entre adolescentes, em contexto escolar: um estudo empírico. Revista Analise Psicológica. Out. 2005, v. 23, nº. 4, p. 401-425. ISSN 0870-8231.