terça-feira, 11 de julho de 2017

EDITAL DA FEIRA DE CIÊNCIAS



V Feira de Ciências e Tecnologia da Escola de Ensino Médio Governador Celso Ramos
Edital/2017

I - Será realizada no dia 19 de agosto de 2017, das 8 ás 12horas. Participarão estudantes do 1º ao 3º ano do Ensino Médio (Regular e Inovador) e 1º ao 4º ano do magistério, orientados por 01 professor.
II - A seleção dos trabalhos deverá seguir os seguintes critérios e valerão de zero a dez pontos:

a)    Criatividade e inovação;
b)    Clareza e objetividade na apresentação do trabalho;
c)    Metodologia cientifica e exposição do resumo do projeto no stand;
d)    Conhecimento científico do problema abordado;
e)    Organização (pontualidade, organização da equipe, stand e limpeza ao final do evento)

f) Os melhores trabalhos serão selecionados para participar, da Feira Regional de Ciências.

III - Em nenhuma hipótese será permitida propaganda política, religiosa, racial ou classista durante a realização do evento.

IV - O uso de exemplares vivos na exposição deve respeitar as disposições da Lei 6.638, de 08 de maio de 1979, sugerindo que o uso de animais ocorra somente quando não houver outra alternativa que substitua o exemplar vivo.

V - A Feira de Ciências terá como tema os “17 Objetivos de desenvolvimento sustentável” proposto pela ONU  - https://nacoesunidas.org/conheca-os-novos-17-objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel-da-onu/

VI - Cada trabalho inscrito deverá ser representado por no máximo: 02 (dois) estudantes e 01 (um) professor-orientador para concorrer a fase regional.
 OBS.: Na fase escolar poderão estar envolvidos até 04 estudantes no desenvolvimento e apresentação do projeto, desde que seja previamente determinado quais serão os 02 estudantes que seguirão a fase regional, caso necessário.

VII - A ficha de inscrição deve estar corretamente preenchida com todos os dados relevantes ao trabalho de exposição, e identificação dos alunos envolvidos, sendo entregue na data marcada pela comissão organizadora.

VIII - Os alunos deverão entregar um pré-projeto ao professor orientador até o dia 1º de agosto. Esse pré-projeto será corrigido e analisado pelo professor e entregue a equipe para devidas alterações.

IX - A ficha de inscrição e o pré-projeto deverão ser entregues na coordenação até o dia 04/08/2016

X - TODO O MATERIAL UTILIZADO NO TRABALHO SERÁ DE RESPONSABILIDADE DOS ALUNOS, A ESCOLA NÃO IRÁ EMPRESTAR NENHUM MATERIAL OU EQUIPAMENTO. DAR PREFERÊNCIA NO USO DE MATERIAIS REUTILIZÁVEIS/RECICLÁVEIS.

XI-  PONTUAÇÃO:
1° AO 5º LUGAR: 1,5 na média em até 3 disciplinas envolvidas no projeto;
Os demais participantes ganharão 1,0 ponto na média em até 3 disciplinas envolvidas no projeto;

XII  – ORIENTAÇÕES GERAIS:
a)    Os trabalhos deverão estar prontos às 8 horas do dia 19 de agosto, caso contrário, perderão 5 pontos na avaliação geral. Poderão ser montados na sexta-feira (18/08) a partir das 13:30 até as 17: 30 e das 19: até as 22 horas (TRAZER AUTORIZAÇÃO DOS PAIS/RESPONSÁVEIS PARA FICAR NO CONTRA-TURNO).
b)           Os trabalhos deverão ser desmontados das 11 às  12 horas.
c)    O resumo do projeto deverá estar exposto no stand; esse resumo deverá conter: Introdução, justificativa (com a importância do tema), objetivos, metodologia, resultados esperados. Esse resumo deve ser digitado e ter no máximo 30 linhas.
d)    O resumo do projeto deverá ser corrigido pelo orientador, para isso as equipes devem entregar até o dia 11/08 para o orientador.
e)    As equipes deverão fazer uma pré-apresentação para seu orientador, agendando com este um dia e horário para tal.
f)     No dia da feira os trabalhos não podem ficar sozinhos em nenhum momento.
g)    Cada equipe terá um número e local determinado, olhar no dia 17/08 no mural.
h)   Cada equipe terá até cinco carteiras para utilizar.
i)     Os professores orientadores E os professores das disciplinas envolvidas no trabalho irão avaliar e analisar se o ponto na média valerá ou não (depende do envolvimento do conteúdo no trabalho). Sendo que poderão escolher no máximo três disciplinas para pontuar.
j)      Os avaliadores serão os professores, membros da equipe pedagógica, administrativa e convidados.
k)    Os trabalhos melhores avaliados serão selecionados para a próxima etapa.
XII - AS EQUIPES QUE NÃO CUMPRIREM OS CRITÉRIOS RELACIONADOS ACIMA NÃO PODERÃO PARTICIPAR DA FEIRA.

XIV – Os casos omissos neste edital serão analisados pela comissão organizadora.



Joinville, 05 de julho de 2017
.