segunda-feira, 10 de julho de 2017

PROJETO BIOMATEMÁTICA

Professoras: ANDREIA CRISTINA MAIA VILICZINSKI- matemática 
                   ANA CRISTINA JORK - biologia




 1-INTRODUÇÃO               
Não é de hoje que a disciplina escolar Matemática é considerada, por muitos, difícil e complexa, principalmente, em função da quantidade de regras e cálculos envolvidos. Porém, ao se pensar em relações entre a disciplina de Matemática e áreas da Matemática Aplicada, percebe-se que o ensino e a aprendizagem de conceitos matemáticos podem ser facilitados. Entre essas áreas destaca-se, por exemplo, a chamada Biomatemática. A Biomatemática é o ramo do conhecimento, situado no limiar entre a biologia e a matemática, que se ocupa do desenvolvimento de métodos matemáticos para aplicações na pesquisa biológica. que nos últimos anos vem oportunizando um crescimento expressivo tanto no desenvolvimento da Matemática quanto da Biologia.
A Biomatemática representa uma interação entre a Biologia e a Matemática que é estabelecida por meio da modelagem matemática que fornece ferramentas possíveis de transcrever fatos reais em modelos matemáticos. Tais modelos podem estabelecer relações entre as diversas áreas da Matemática e o cotidiano, sendo analisados numérica e analiticamente, fornecendo projeções através de simulações. O presente trabalho visa analisar matematicamente dados relacionados com com a genética através da estatística e probabilidade além de fazer uma ligação com da disciplina de história.

2- OBJETIVOS 
2.1 Objetivo Geral
Desenvolver a capacidade de questionar processos naturais, biológicos e tecnológicos, identificando regularidades, apresentando interpretações e soluções através da Biomatemática.

 2.2 Objetivos Específicos
·         Ler, interpretar e resolver problemas relacionado a genética através de dados estatísticos e probabilidade.
·         Construir modelos matemáticos através de pesquisas
·         Relacionar a Biomatemática com outras disciplinas
·         Entender o impacto das tecnologias associadas às Ciências Naturais, na sua vida pessoal, nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social.
·         Pesquisar e estudar sobre a Síndrome de Down, Valorizando as diferenças e necessidades decorrentes da mesma
·         Exemplificar problemas matemáticos relacionados a Biologia
·         Interpretar e utilizar diferentes formas de representação (tabelas, gráficos, expressões, ícones...).
·         Produzir textos adequados para relatar experiências, formular dúvidas ou apresentar conclusões.
·         Identificar variáveis relevantes e selecionar os procedimentos necessários para a produção, análise e interpretação de resultados de processos e experimentos
·         Analisar qualitativamente dados quantitativos representados gráfica ou algebricamente relacionados a contextos sócio-econômicos, científicos ou cotidianos. científicos e tecnológicos.

3- JUSTIFICATIVA               

À medida que vamos nos integrando ao que se denomina uma sociedade da informação crescentemente globalizada, é importante que a Educação se volte para o desenvolvimento das capacidades de comunicação, de resolver problemas, de tomar decisões, de fazer inferências, de criar, de aperfeiçoar conhecimentos e valores, de trabalhar cooperativamente.
O horizonte das ciências biológicas é vasto e extremamente interessante. Ele nos permite a visita de outras ciências no universo do estudo da biologia e áreas afins, o que enriquece sobremaneira o papel daquelas ciências na vida humana. Nesse sentido, com o intuito de ampliar a esfera de conhecimentos referentes às ciências biológicas e ciências exatas de forma interativa e co-integradamente, a matemática e a estatística vêm permitir uma maior inserção dos estudiosos da área de biologia no contexto apropriado sob ciências exatas.
Desta maneira, estudaremos nesse projeto, de forma conjugada com o ambiente virtual de aprendizagem, os principais instrumentos matemáticos e estatísticos utilizados no espaço da biologia através da Biomatemática.
A Biomatemática é um campo interdisciplinar de estudo que se concentra na modelagem de processos biológicos utilizando técnicas matemáticas. Tem grandes aplicações teóricas e práticas em pesquisa biológica. 
São vários os processos biológicos que inspiram novos métodos, teorias e técnicas matemáticas. Por exemplo, os algoritmos genéticos que se inspiram nos processos biológicos de seleção, mutação e recombinação, máximos e míninos de funções de muitas variáveis como as redes neurais que permitem imitar o funcionamento das redes de neurônios. Essa união entre a matemática e as ciências biológicas tem ajudado a desenvolver suas próprias áreas, os sistemas dinâmicos em tempo discreto e em tempo contínuo, probabilidade, estatística, equações diferenciais ordinárias, derivadas parciais, álgebra linear e teoria de grupos são  exemplos de conteúdos de matemática que foram ganhando espaço através de problemas biológicos. Neste sentido a Matemática é o próximo microscópio da Biologia, só que melhor” escreveu Joel Cohen na revista PLoS Biology.
De acordo com os  PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais) um dos quatro blocos de conteúdo de matemática é formado por: Tratamento da informação (Estatística, Combinatória e Probabilidade) sendo este o que mais nos interessa por que é com ele e nele que o professor de matemática  e o de biologia fazem a integração das disciplinas na qual se baseia para elaborar atividades desenvolvendo  e aguçando  o censo comum dos alunos transformando-o num censo científico-crítico, elevando o grau de questionamento, de busca pelo saber e, mais importante, contextualizando e aplicando a teoria que aprende na escola, seja em resolução de problemas seja em qualquer situação habitual.
Dessa forma o ensino com esta integração torna o processo de aprendizagem mais crítico, tornando os alunos seres conscientes e capazes de relacionarem temas dessas duas áreas, interpretando melhor  e desenvolvendo aptidões ao longo do ensino aprendizagem.

         5- METODOLOGIA          

  • A turma será dividida  em seis grupos de cinco alunos na qual cada equipe irá desenvolver uma pesquisa orientada sobre os temas: DNA e a Matemática, Sindrome de Down, Tipos sanguíneos, Transgênicos,   Probabilidade na Genética e Holocausto.   
  • Cada equipe deverá montar uma apresentação em data determinada além de construir um modelo matemático relacionado a cada tema.
  • Os alunos serão orientados durante as aulas de matemática e Biologia e receberão algumas referências para dar início a pesquisa.
  •  Os alunos irão participar de palestras que poderão agregar a suas atividades. Palestra1: Projeto Larva (UDESC). Desenvolvimento de jogos eletrônicos para portadores da Síndrome de Down.
Palestra 2 : A matemática e a Síndrome de Down
  • Visitação a Associação de Síndrome de Down de Joinville
  • Atividades administradas durante as aulas de matemática e Biologia como por exemplo construção do DNA através do origami, resolução de problemas relacionados a genética através do conteúdo de estatística e probabilidade, pesquisas, filmes dentre outros.
  • Interdisciplinaridade com Filosofia e História na qual os professores irão aborda o tema Holocausto.
  • Palestra A matemática e Síndrome de Down contou com a participação das turmas do magistério do período matutino. 
    A Palestra foi dada pela professora Cristiane da Associação de Síndrome de Down.
  • Avaliaçao












6- CRONOGRAMA  


Metas
Abril
2017
Maio
2017
Junho
2017
Agosto
2017
Escolha do tema
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Levantamento bibliográfico
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Elaboração do anteprojeto
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Apresentação do projeto

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Palestras e visitação


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Coleta de dados

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Análise dos dados

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Exercícios
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Organização do roteiro/partes

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