ANA CRISTINA JORK - biologia
1-INTRODUÇÃO
Não é de hoje que a
disciplina escolar Matemática é considerada, por muitos, difícil e complexa,
principalmente, em função da quantidade de regras e cálculos
envolvidos. Porém, ao se pensar em relações entre a disciplina de
Matemática e áreas da Matemática Aplicada, percebe-se que o ensino e a
aprendizagem de conceitos matemáticos podem ser facilitados. Entre essas áreas
destaca-se, por exemplo, a chamada Biomatemática. A Biomatemática é o ramo do
conhecimento, situado no limiar entre a biologia e a matemática, que se ocupa
do desenvolvimento de métodos matemáticos para aplicações na pesquisa
biológica. que nos últimos anos vem oportunizando um crescimento expressivo
tanto no desenvolvimento da Matemática quanto da Biologia.
A Biomatemática representa
uma interação entre a Biologia e a Matemática que é estabelecida por meio da
modelagem matemática que fornece ferramentas possíveis de transcrever fatos
reais em modelos matemáticos. Tais modelos podem estabelecer relações entre as
diversas áreas da Matemática e o cotidiano, sendo analisados numérica e
analiticamente, fornecendo projeções através de simulações. O presente trabalho
visa analisar matematicamente dados relacionados com com a genética através da
estatística e probabilidade além de fazer uma ligação com da disciplina de história.
2- OBJETIVOS
2.1 Objetivo Geral
Desenvolver
a capacidade de questionar processos naturais, biológicos e tecnológicos,
identificando regularidades, apresentando interpretações e soluções através da
Biomatemática.
2.2
Objetivos Específicos
·
Ler,
interpretar e resolver problemas relacionado a genética através de dados
estatísticos e probabilidade.
·
Construir
modelos matemáticos através de pesquisas
·
Relacionar
a Biomatemática com outras disciplinas
·
Entender
o impacto das tecnologias associadas às Ciências Naturais, na sua vida pessoal,
nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social.
·
Pesquisar
e estudar sobre a Síndrome de Down, Valorizando as
diferenças e necessidades decorrentes da mesma
·
Exemplificar problemas matemáticos relacionados a Biologia
·
Interpretar
e utilizar diferentes formas de representação (tabelas, gráficos, expressões,
ícones...).
·
Produzir
textos adequados para relatar experiências, formular dúvidas ou apresentar
conclusões.
·
Identificar
variáveis relevantes e selecionar os procedimentos necessários para a produção,
análise e interpretação de resultados de processos e experimentos
·
Analisar
qualitativamente dados quantitativos representados gráfica ou algebricamente
relacionados a contextos sócio-econômicos, científicos ou cotidianos.
científicos e tecnológicos.
3-
JUSTIFICATIVA
À medida que
vamos nos integrando ao que se denomina uma sociedade da informação
crescentemente globalizada, é importante que a Educação se volte para o
desenvolvimento das capacidades de comunicação, de resolver problemas, de tomar
decisões, de fazer inferências, de criar, de aperfeiçoar conhecimentos e
valores, de trabalhar cooperativamente.
O horizonte
das ciências biológicas é vasto e extremamente interessante. Ele nos permite a
visita de outras ciências no universo do estudo da biologia e áreas afins, o
que enriquece sobremaneira o papel daquelas ciências na vida humana. Nesse
sentido, com o intuito de ampliar a esfera de conhecimentos referentes às
ciências biológicas e ciências exatas de forma interativa e co-integradamente,
a matemática e a estatística vêm permitir uma maior inserção dos estudiosos da
área de biologia no contexto apropriado sob ciências exatas.
Desta maneira, estudaremos nesse
projeto, de forma conjugada com o ambiente virtual de aprendizagem, os
principais instrumentos matemáticos e estatísticos utilizados no espaço da
biologia através da Biomatemática.
A
Biomatemática é um campo interdisciplinar de estudo que se concentra na
modelagem de processos biológicos utilizando técnicas matemáticas. Tem grandes
aplicações teóricas e práticas em pesquisa biológica.
São vários os
processos biológicos que inspiram novos métodos, teorias e técnicas
matemáticas. Por exemplo, os algoritmos genéticos que se inspiram nos processos
biológicos de seleção, mutação e recombinação, máximos e míninos de funções de
muitas variáveis como as redes neurais que permitem imitar o funcionamento das
redes de neurônios. Essa união entre a matemática e as ciências biológicas tem
ajudado a desenvolver suas próprias áreas, os sistemas dinâmicos em tempo
discreto e em tempo contínuo, probabilidade, estatística, equações diferenciais
ordinárias, derivadas parciais, álgebra linear e teoria de grupos são exemplos de conteúdos de matemática que foram
ganhando espaço através de problemas biológicos. Neste sentido a Matemática é o
próximo microscópio da Biologia, só que melhor” escreveu Joel Cohen na revista
PLoS Biology.
De acordo com
os PCNs (Parâmetros Curriculares
Nacionais) um dos quatro blocos de conteúdo de matemática é formado por:
Tratamento da informação (Estatística, Combinatória e Probabilidade) sendo este
o que mais nos interessa por que é com ele e nele que o professor de matemática e o de biologia fazem a integração das
disciplinas na qual se baseia para elaborar atividades desenvolvendo e aguçando
o censo comum dos alunos transformando-o num censo científico-crítico,
elevando o grau de questionamento, de busca pelo saber e, mais importante, contextualizando
e aplicando a teoria que aprende na escola, seja em resolução de problemas seja
em qualquer situação habitual.
Dessa forma o
ensino com esta integração torna o processo de aprendizagem mais crítico,
tornando os alunos seres conscientes e capazes de relacionarem temas dessas
duas áreas, interpretando melhor e
desenvolvendo aptidões ao longo do ensino aprendizagem.
5- METODOLOGIA
- A turma será dividida em seis grupos de cinco alunos na qual
cada equipe irá desenvolver uma pesquisa orientada sobre os temas: DNA e a
Matemática, Sindrome de Down, Tipos sanguíneos, Transgênicos, Probabilidade na Genética e Holocausto.
- Cada equipe deverá montar uma
apresentação em data determinada além de construir um modelo matemático relacionado
a cada tema.
- Os alunos serão orientados
durante as aulas de matemática e Biologia e receberão algumas referências
para dar início a pesquisa.
- Os alunos irão participar de palestras
que poderão agregar a suas atividades. Palestra1: Projeto Larva (UDESC).
Desenvolvimento de jogos eletrônicos para portadores da Síndrome de Down.
Palestra 2 : A matemática
e a Síndrome de Down
- Visitação a Associação de
Síndrome de Down de Joinville
- Atividades administradas durante
as aulas de matemática e Biologia como por exemplo construção do DNA
através do origami, resolução de problemas relacionados a genética através
do conteúdo de estatística e probabilidade, pesquisas, filmes dentre
outros.
- Interdisciplinaridade com
Filosofia e História na qual os professores irão aborda o tema Holocausto.
- Palestra A matemática e Síndrome de Down contou com a participação das turmas do magistério do período matutino.A Palestra foi dada pela professora Cristiane da Associação de Síndrome de Down.
- Avaliaçao
6-
CRONOGRAMA
Metas
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Abril
2017
|
Maio
2017
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Junho
2017
|
Agosto
2017
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Escolha do tema
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X
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Levantamento bibliográfico
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X
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X
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Elaboração do anteprojeto
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X
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Apresentação do projeto
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X
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Palestras e visitação
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X
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X
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Coleta de dados
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Análise dos dados
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X
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Exercícios
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Organização do roteiro/partes
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